COMO MELHORAR A SAÚDE INTESTINAL

Matéria escrita pela nossa nutricionista funcional Gabriela Port, publicada pelo Blog Barra de Cereal:
O intestino é o órgão responsável pela absorção de nutrientes e água, age na defesa do organismo como barreira para entrada de micro-organismos patogênicos e toxinas, produz hormônios como a serotonina e possui anticorpos.
Assim, o funcionamento perfeito do intestino é mais importante do que você imagina! Muitas pessoas consideram normais alguns sintomas como constipação, distensão abdominal e excesso de gases, porém estes são sinalizadores da disbiose intestinal.
Quando o desequilíbrio intestinal (disbiose) acontece existe um desequilíbrio entre a microbiota intestinal (bactérias benéficas = probióticos) e as bactérias nocivas, causando desde desconfortos intestinais até problemas sistêmicos que aparentemente não têm relação com o intestino como alergias, alterações de humor, infecções, aumento de peso…
A alimentação faz toda a diferença na saúde intestinal, aumentando o número de bactérias benéficas e reduzindo a presença de “invasores”.

DEVEMOS EVITAR
Alguns alimentos devem ser evitados, pois prejudicam a microbiota intestinal: açúcar refinado, gorduras, alimentos industrializados, bebidas alcoólicas, cigarro, consumo exagerado de proteína animal. Para algumas pessoas, é indicado evitar leite e derivados, glúten.
ALIMENTOS QUE MELHORAM A SAÚDE INTESTINAL
Prebióticos são fibras alimentares não digeríveis que têm como benefícios:
- Manutenção da microbiota intestinal
- Melhora do trânsito intestinal
- Consistência normal das fezes, prevenindo a diarreia e a constipação intestinal
- Seleção do crescimento e a atividade de uma ou mais espécies bacterianas no intestino
- Absorção seletiva das substâncias necessárias para o organismo, eliminando assim o excesso de glicose (açúcar) e colesterol
- Estímulo do crescimento das bifidobactérias, responsáveis por inibirem a atividade de outras bactérias que são putrefativas e intoxicantes
Fontes alimentares: farinha e a biomassa de banana verde, batata yacon, batata doce, cebola, alho, cereais integrais, maracujá, maçã, linhaça, gergelim, amêndoas, soja, feijão, aspargos, alcachofra, chicória.
Probióticos são microrganismos que, quando ingeridos em quantidade suficiente, promovem a recolonização da microbiota intestinal. Benefícios:
- Fortalecimento do sistema imunológico através de maior produção de células protetoras,
- Equilíbrio da microbiota intestinal, atuando na capacidade do organismo se desintoxicar de excessos e toxinas,
- Otimização da digestão e absorção de nutrientes.
Fontes: alimentos como o keffir, leite fermentado e suplementos em cápsula ou em pó.
Nutrissoma - Rua Marquês do Pombal, 1824/303 - Higienópolis- Porto Alegre-RS Fone:(51)33614012