Farinhas de frutas: ajudam na saciedade e ainda dão uma forcinha no emagrecimento

Elas ajudam na saciedade e dão uma forcinha no emagrecimento! Segundo a nutricionista Fernanda Bortolon, nossa convidada de hoje, as farinhas de frutas podem ser adicionadas em granolas, batidas, shakes, sucos e até mesmo em preparações de bolos. A de maracujá, por exemplo, é uma das que não faltam aqui em casa, é amigona da minha dieta! :)
Podemos encontrá-las em supermercados, lojas de produtos naturais e mercado público, mas também podem ser preparadas em casa. Para isso, basta colocar a fruta escolhida (lavada, cortada e seca) numa travessa refratária e levá-la ao forno por 30 minutos. Em seguida, é só triturar e coar as cascas e colocá-las num frasco de vidro com tampa. Dura em torno de 15 dias.
Confira as dicas da Fernanda
Farinha de banana: rica em amido resistente, uma fibra diferenciada, ajuda na saciedade e na regulação dos níveis de açúcar no sangue, pois possui baixo índice glicêmico. Auxilia o funcionamento do transito intestinal.
Farinha de uva vermelha: contém resveratrol, antioxidante presente na fruta, auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares e contribui para valores normais de gorduras no sangue. Esse antioxidante melhora a textura da pele, dando vitalidade e retarda o envelhecimento precoce.
Farinha da semente de uva: riquíssima em fibras, que contribuem para o controle do colesterol e da glicemia, além de promoverem a saciedade e contribuírem para o funcionamento do intestino. Além disso, a possui baixo índice glicêmico, podendo ser consumido por diabéticos.
Farinha de maçã: possui pectina, uma fibra solúvel que ajuda na redução do “mau” colesterol e triglicerídeos. Também regula a saciedade.
Farinha de maracujá: inicialmente estudada para os diabéticos, essa farinha rica em pectina, se transforma no estômago em um gel não digerível. A pectina também ajuda a bloquear a absorção de gorduras pelo intestino, auxilia na perda de peso e na redução mau colesterol.
Farinha da casca da laranja: rica em fibras, auxiliam na saciedade e redução do “mau” colesterol. É rica em betacaroteno, um antioxidante, que ajuda na proteção celular.
Dica da nutri
É necessário beber pelo menos oito copos de água por dia. Isso porque as fibras precisam de líquido pra ajudar o intestino a funcionar bem. O consumo não deve exceder três colheres de sopa ao dia.
Matéria publicada pelo Blog Barra de Cereal.

Nutrissoma - Rua Marquês do Pombal, 1824/303 - Higienópolis- Porto Alegre-RS Fone:(51)33614012