A nutricionista Bárbara Riboldi da Clínica Nutrissoma conta que o essencial para comer de forma saudável durante as viagens é manter a frequência de refeições, preferencialmente de três em três horas. É sempre bom ter lanches saudáveis e água na bolsa, para quando estiver explorando o lugar visitado. A caminhada também é um ótimo exercício para conhecer melhor o destino e permanecer em movimento durante as férias.
Você vai ver que existem hotéis muito preocupados em oferecer refeições saudáveis aos hóspedes – temos uma seleção com alguns dos melhores do Brasil logo abaixo. Mas, em todo caso, Bárbara indica fazer bom uso do frigobar do quarto para armazenar seus próprios alimentos, se não estiver em um lugar com muitas opções. Frutas frescas e secas, queijos brancos e iogurte são sempre uma boa ideia.
Porém, fique sempre atento em lugares muito quentes. Neste caso, alimentos muito perecíveis devem ser evitados. Como o exemplo de queijos frescos, iogurtes, sushi que estejam em buffets sem controle de temperatura.
No próprio hotel, é sempre bom evitar excessos. O esquema ideal, segundo a nutricionista, é tentar fazer um café da manhã parecido com o feito em casa. No almoço, para não ter mal-estar e atrapalhar os passeios, o melhor é evitar alimentos muito gordurosos. Carnes magras (frango e peixe), saladas e legumes cozidos compõem a combinação ideal para a refeição noturna. Se conseguir, é sempre bom evitar sobremesas e bebidas alcóolicas.