Sete benefícios do cacau

Confira a matéria de Páscoa que a nossa nutri Fernanda Bortolon escreveu para o blog barra de cereal 
1 - Contém vitaminas e minerais, como potássio e cobre – Ajudam a melhorar a saúde cardiovascular, e o ferro, que transporta oxigênio. O cálcio e o magnésio também são encontrados nas sementes de cacau, que são necessários para que todos os principais órgãos funcionem corretamente.
2 - Contém flavonoides – Previne o aparecimento de coágulos sanguíneos, pois colaboram para tornar as plaquetas do sangue menos viscosas e, portanto, reduzem a principal causa de ataques cardíacos e derrames.
3 - Também faz bem para o sistema nervoso e para a memória - Os mesmos flavonoides que ajudam no humor também agem em outras partes do corpo. Eles podem melhorar as funções cognitivas, devido um efeito sobre a oxigenação cerebral.
chocolate
4 - Ajuda o corpo a metabolizar o açúcar e reduzir a resistência à insulina - Um bom aliado aos Diabéticos.
5 - Contém quantidades significativas de triptofano - Um aminoácido essencial que colabora para produção de serotonina e melatonina, dois neurotransmissores que combatem o estresse e desempenham um papel importante na regulação do humor.
6 - Possuem teobromina e anandamida - Ajudam a acelerar o metabolismo e reduzem a fome emocional.
7 - Pode agir como um filtro solar natural - A boa concentração dos polifenóis neutraliza a ação dos radicais livres gerados pela radiação. Isso protege a pele do envelhecimento precoce e, consequentemente, do câncer.
images
Em quais tipos de chocolate existentes no mercado podemos nos valer destes benefícios? 
- 75% a 85% de cacau (extra amargo) - Melhor opção para consumo, pois contém quantidade muito maior de maior de cacau que os outros existentes e com isso de nutrientes benéficos também.
- 50% a 75% de cacau (amargo) e 35% a 50% de cacau (meio amargo) - São uma boa opção, mas vale lembrar que o meio amargo terá quantidade maior de açucares e gordura saturada na sua composição.
bombons-para-vender
ATENÇÃO PARA OS TIPOS ABAIXO
- 30% a 40% de cacau (ao leite) - É a mais comum, gordura saturada e açúcares em sua composição. Possui baixa quantidade de cacau.
- Chocolates diet - Devemos prestar muita atenção, pois neste alimento é feita a retirada de AÇÚCARES (por se tratar de um alimento para diabéticos, ou pessoas que precisem da restrição de açúcares em suas dietas), mas ele também apresenta altos índices de gorduras saturadas.
- Chocolate Branco - É feito da manteiga do cacau, leite em pó e açúcar, ou seja, é extraído somente a manteiga do cacau, o que o torna mais calórico e que mais apresenta gordura na sua composição.
bombom-caseiro-com-leite-condensado
Quantidade recomendada por dia
Em média de 30g, lembrando que esse valor é referente a ingestão do chocolate amargo e extra amargo.
Quais chocolates devemos evitar?
Os brancos, que possuem uma grande quantidade de gorduras e açúcares na sua composição, e as versões ao leite, que também apresentam uma grande quantidade dessas mesmas substâncias.
Nutrissoma - Rua Marquês do Pombal, 1824/303 - Higienópolis- Porto Alegre-RS Fone:(51)33614012