Aprenda a escolher o iogurte amigo da dieta e conheça os benefícios

Diante da variedade de iogurtes nos supermercados, você sabe escolher a melhor opção de acordo com os seus objetivos? O blog Barra de Cereal convocou a nossa nutricionista Ana Carolina Bragança,  para dar dicas das melhores opções e alertar sobre aquelas nem tão amigas da dieta: 



Quais os benefícios do iogurte?


Tem importantes nutrientes como proteínas, zinco, cálcio, vitaminas A e do complexo B e lactobacilos. Por isso, com o seu consumo, garantimos alguns benefícios: melhora da flora intestinal e da absorção de nutrientes pelo organismo e, consequentemente, do sistema imunológico, diminuição de gases, inflamações, infecções intestinais e desaceleração do processo de envelhecimento.

Para que seja denominado um iogurte de verdade, e tenha todos esses benefícios, ele deve ser fermentado por bactérias específicas, cientificamente chamadas Streptococuccus thermophilus e Lactobacillus bulgaricus, que produzem um produto mais grosso e encorpado, e são os principais agentes no bom funcionamento do intestino. Em geral, são tolerados por intolerantes à lactose, por terem o açúcar do leite, a lactose, digerida pelas suas bactérias.

Os benefícios também podem variar de acordo com os tipos de iogurte:


– Iogurte natural – Tem todos os nutrientes oferecidos pelo leite, como proteínas, vitaminas, carboidratos e sais minerais, com a vantagem de ter maior digestibilidade.

– Iogurte desnatado – Possui os mesmos benefícios do iogurte natural, mas por ter menor teor de gordura, pode ser um ótimo aliado da dieta para perda de peso e de pessoas que possuem colesterol elevado.

– Iogurte de polpa convencional - Com teor de gordura semelhante ao natural, possui polpa de fruta e açúcar.

– Iogurte light – Normalmente possuem 0% de gordura e não contêm açúcar. Ótimo aliado da dieta para perda de peso, diabete e pessoas com colesterol alto.


Qual é a quantidade diária recomendada?


Recomenda-se, em média, de duas a três porções por dia de leite e seus derivados (iogurtes, queijos).

Podemos incorporar aveia, amaranto, chia e outros grãos ao iogurte?


Além de o cereal fornecer nutrientes funcionais ao organismo, contém fibras que auxiliam na saciedade e, consequentemente, no emagrecimento. A quantidade de cereal varia de acordo com o valor calórico total da dieta, sexo, peso, altura, e consumo de outros tipos de carboidratos ao longo do dia, mas a adição de uma a duas colheres por dia já é suficiente.

O que devemos prestar atenção ao escolher um iogurte no supermercado?


O que o iogurte amigo da dieta tem de ter? Diabéticos precisam optar por versões sem açúcar, pessoas que possuem colesterol alto devem optar pela versão desnatada, aqueles que precisam perder peso podem optar pela versão light, desnatada ou grego light. Para acrescentarmos fibras, a opção é adicionar cereais integrais e frutas. O iogurte frozen é um ótimo aliado da dieta, substituindo o sorvete no verão.

O iogurte Grego está na moda. Que cuidados devemos tomar?
Ele possui maior quantidade de proteína, mas tem quase o dobro da quantidade de gordura do iogurte convencional, o que confere maior cremosidade e sabor. Portanto, pode ser consumido por quem não tem colesterol alto ou que tenha um bom gasto calórico, como crianças e praticantes de atividade física. Quem está precisando perder peso, pode optar pela versão light do iogurte grego da Nestle, que recentemente chegou no mercado.


RECEITA DA NUTRI
Smoothie de água de coco e iogurte (diurético)
INGREDIENTES


100 ml de água de coco

3 copos de iogurte desnatado

5 morangos

3 copos (americano) de gelo

Modo de preparo


Bata todos os ingredientes no liquidificador na velocidade máxima por dois minutos ou até que a bebida esteja bem espumante.

Rendimento: 3 porções


Confira a matéria original no Blog Barra de Cereal da Zero Hora
Nutrissoma - Rua Marquês do Pombal, 1824/303 - Higienópolis- Porto Alegre-RS Fone:(51)33614012