O Fingerfood é que o nome sugere e vem do inglês 'comida para comer com as mãos. Para mães de bebês de 9 meses de idade, pode ser uma boa alternativa oferecer para os seus pequenos além da convencional “papinha”, alimentos que eles possam pegar com as suas próprias mãos e comer sozinhos? A princípio pode parecer estranho, um pouco cedo talvez para uma criança de 9 meses se alimentar sozinha. No entanto, pesquisas em nutrição infantil vêm mostrando que o fingerfood pode trazer benefícios para a alimentação da criança.
Nesta idade, grande parte das crianças já desenvolveu a habilidade motora que a possibilita pegar pequenos pedaços de alimento e ingeri-los. Além de ajudar a melhorar esta habilidade, o fingerfood traz benefícios nutricionais, que refletirão em sua vida adulta. Proporciona a crianças conhecer novas texturas e sabores, além de já começar desde cedo a desenvolver hábitos alimentares saudáveis. O fingerfood também ajuda as crianças na aprendizagem de sinais de fome e de saciedade, o que o ajudará a mensurar quando e quanto deve comer, sendo este processo fundamental em toda vida de uma pessoa.
Sugestões de como incluir o fingerfood no dia a dia:
Os legumes, como abobrinha, devem estar cozidos até que estejam macios. Outros alimentos, como queijo cottage e tofu, já são macios para oferecer para as crianças. Os alimentos devem ser cortados em tamanhos que ele consiga segurar; no entanto, o tamanho que você irá cortá-lo também dependerá de sua textura: quanto mais difícil de mastigar, menor deve ser o pedaço. É importante ressaltar que, se a criança rejeitar um alimento, sem forçar, continue oferecendo o mesmo em outras refeições e em diferentes preparações. Isto porque as crianças são naturalmente resistentes a novas texturas e sabores e o pode levar até 10 ou mais tentativas para aceitar um novo alimento.
Preste atenção na escolha dos alimentos! Alimentos que possam causar asfixia e alimentos com baixo valor nutritivo não devem ser oferecidos para a criança. Estes incluem: vegetais crus; frutas duras ou secas; uvas inteiras (corte-as em 4);castanhas, nozes e similares; sementes; pão branco ou outros que grudem na boca; pedaços grandes de carnes ou de queijo; balas e chicletes; pipoca e salgadinhos industrializados. Além disso, nesta idade a criança necessita ingerir alimentos ricos em nutrientes, por isso evite oferecer doces, salgadinhos ricos em gorduras e outros tipos de alimentos com calorias vazias.
Use a criatividade e faça da refeição das crianças, um momento divertido e saudável para toda a família.
Fontes: RG Nutri de Kids Health (site: http://kidshealth.org)
Revisado por Mary L. Gavin, MD, em junho de 2011.