O que é BIOIMPEDÂNCIA ou IMPEDÂNCIA BIOELÉTRICA?

O corpo humano é constituído basicamente de dois compartimentos: massa magra (músculos) e massa gorda (gordura). Lembrando que quanto maior a massa magra do indivíduo (elemento quimicamente ativo), mais calorias ele estará queimando tanto em repouso como em atividade física. Ao contrário do que se pensa, uma quantidade mínima de tecido adiposo é importantíssimo para a manutenção fisiológica do organismo, principalmente na produção de hormônios, manutenção da temperatura corporal e proteção aos órgãos contra choques mecânicos. Assim, avaliação da composição corporal (músculo e gordura) é um importante fator em qualquer programa de emagrecimento e/ou manutenção do peso.
A impedância bioelétrica (BIA- Bioelectrical Impedance Analysis) é um método de avaliação da composição corporal baseado na condutividade de uma corrente elétrica através do corpo. Corrente esta imperceptível pala pessoa. Que permite mensurar a resistência (R) e a reatância (Xc). A partir dos valores de R e Xc, (além de peso, altura, sexo, idade, nível de atividade física) com o uso de fórmulas específicas, são calculados a água corporal total (estado de hidratação), a massa livre de gordura (músculo), a massa de gordura corporal (percentual de gordura corporal), a taxa metabólica basal (número de calorias que a pessoa vai utilizar por dia), entre outros (os valores oferecidos dependerão do modelo de BIA, mas os citados são os mais comumente calculados).
Assim, quanto maior a quantidade de gordura, seja a subcutânea (embaixo da pele) quanto a visceral (nos órgãos), maior é a dificuldade da corrente elétrica passar pelo organismo, assim maior será a resistência. Por outro lado, quanto maior a quantidade de músculo menor será a resistência.
A principal vantagem da BIA é que é um método rápido, além de ser não invasivo, indolor, relativamente preciso, seguro, sensível, além de ser de fácil operação, quando comparada a outros método. No entanto, não é indicado para gestantes e portadores de marca-passo. Em pessoas que tenham próteses metálicas no corpo o resultado do exame pode não ser confiável.

Em quais situações podemos utilizar a BIOMPEDÂNCIA?
  • Monitoramento do ganho ou perda de massa gordurosa.
  • Monitoramento do ganho ou perda de massa magra.
  • Avaliação dos níveis de hidratação.
  • Avaliação do impacto da Atividade Física na composição corporal.
  • Avaliação da eficácia de tratamento dietético e/ou medicamentoso na perda da gordura corporal.
  • Avaliar a evolução nutricional de pacientes submetidos a Tratamento Cirúrgico para controle do peso corporal.
  • Avaliação do risco de desenvolvimento de doenças como diabetes e hipertensão devido ao excesso de gordura.
Escrito por: Nutricionista Thiane Cardinal
Nutrissoma - Rua Marquês do Pombal, 1824/303 - Higienópolis- Porto Alegre-RS Fone:(51)33614012